quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Primeiras impressões da África.

Existe um pensamento no Brasil de que o rumo do país seria melhor se fossemos colonizados pela Inglaterra ou pela Holanda, que de fato quase nos colonizou. Mas desde que cheguei aqui na África do Sul, vejo que há controvérsias a esse pensamento. 
A África do Sul foi colonizada pelos holandeses, que criaram o apartaide, uma política de segregação de raças, que é nojenta e vergonhosa. 
Pra mim essa política foi um capítulo tão triste na história da humanidade quanto o nazismo.
Vieram muitos portugueses pra África do Sul, e aqui há muitas homenagens para os navegadores portugueses como o Vasco da Gama, pois foram os primeiros a cruzarem o cabo da Boa Esperança.
Mas na época do apartaide, os portugas eram considerados brancos de segunda categoria só porque se misturavam com os negros.
Viver em uma cidade que cresceu na época da segregação, é bem estranho, bairro de branco, bairro de negro, de indiano e etc.....o apartaide acabou há só 15 anos, muito pouco tempo historicamente, as coisas estão mudando, mas sempre imagino um negro, um indiano da minha idade, que há 15 anos atrás viveu sobre esse regime, tendo acesso as piores escolas, aos piores hospitais, áreas de lazer restritas só por causa da cor...
Vivenciando tudo isso, mesmo com todos problemas que o Brasil tem, dá um orgulho muito grande de ser brasileiro, graças a Deus não tivemos uma política racial. Tivemos a escravidão que também foi horrível, mas assim que ela acabou, perante a lei todos eram iguais, e sem hipocrisia. É claro que há racismo no nosso país, um racismo implícito, e acredito que por ser implícito existe um senso comum de que não é boa coisa, geração após geração a consciência vai se transformando e evoluindo.
Então...
Viva a mistura!
Viva a diversidade!

Nenhum comentário: